Your SEO optimized title

E-mail  Agenda  W3  Área do Cliente  IATF



Inseminação Artificial

A LAGEADO CONSULTORIA AGROPECUÁRIA desenvolve e implanta programas personalizados de Inseminação Artificial em fazendas.

Os programas podem conter níveis variados de prestação de serviços de acordo com a realidade de cada propriedade.

São eles:

  • Elaboração de projetos de viabilidade e adequação da propriedade à Inseminação Artificial;
  • Cursos de reciclagem e capacitação da equipe de inseminadores com aulas teóricas e práticas na própria fazenda em parceria com a Alta Genetics;
  • Fornecimento de materiais e/ou mão-de-obra para desenvolvimento dos programas de Inseminação Artificial;
  • Garantia mínima de resultados.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS SOBRE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL
ASBIA (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL)
Entende-se por inseminação artificial a deposição mecânica do sêmen no aparelho reprodutivo da fêmea.

A Inseminação Artificial Convencional é uma das poucas ferramentas disponíveis ao criador de países tropicais como o Brasil para obter, com sucesso, os ganhos obtidos do cruzamento entre Bos taurus e Bos indicus. No entanto, falhas na detecção de cios, anestro pós-parto e puberdade tardia são os principais fatores que limitam o uso desta biotecnologia.

É neste contexto que a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) vem crescendo, pois esta técnica permite inseminar um significativo número de vacas em dia e horário pré-determinados sem a necessidade de observar cios ou dos animais estarem ciclando, desde que respeitados alguns pré-requisitos como: bom escore corporal, controle sanitário eficiente, mínimo de 40 dias pós-parto, dentre outros.

A LAGEADO CONSULTORIA AGROPECUÁRIA LTDA é líder no mercado em execuções de IATF, com mais de 70.000 matrizes inseminadas na estação 2009/2010.

Esta vasta experiência é disponibilizada ao produtor na prestação de serviços de IATF em vários níveis de acordo com as necessidades de cada propriedade. A LAGEADO oferece pacotes reprodutivos personalizados que podem conter desde o projeto de viabilidade e implantação até a garantia mínima de resultados.

Vantagens da IATF:

  • Permite programar os trabalhos na propriedade, otimizando a mão de obra;
  • Permite inseminar um grande número de vacas em um pequeno intervalo de tempo;
  • Acelera o melhoramento genético do rebanho;
  • Possibilita a inseminação de vacas em anestro;
  • Indução da ciclicidade. Vacas que não emprenham na IATF começam a dar cio regularmente, aumentando assim, a taxa de gestação;
  • Antecipa a prenhez reduzindo o intervalo entre partos;
  • Concentração de nascimentos no início da parição, fazendo com que tenha maior peso à desmama e maior número de vacas aptas a serem inseminadas no início da estação de monta;
  • Redução de custos na compra e manutenção de touros para repasse por aumentar o número de vacas prenhes de IA;
  • Melhoria da vida no campo, pois elimina a observação de cio.

SIMULAÇÃO DE RESULTADOS:

Percebendo a necessidade que o produtor tem em saber o quanto está gastando e o quanto pode ganhar, a Lageado disponibiliza um simulador de resultados da sua fazenda de acordo com a realidade de mercado. Através desta ferramenta o produtor poderá comparar os diferentes sistemas de reprodução, seja ele por monta natural, IA convencional ou IATF. Com essa ferramenta o cliente poderá lançar os números de sua fazenda e, assim, interpretar os dados para chegar a uma conclusão de qual sistema seguir.

Em construção

Assine nossa newsletter

Saiba em primeira mão dos nossos eventos e cursos. Lageado Biotecnologia e Pecuária.